segunda-feira, 15 de julho de 2013

ENQUETE DO G1

Pergunta do G1: É a favor ou contra as coligações para eleições não majoritárias? É favorável ao fim ou considera a obrigatoriedade de um tempo mínimo de aliança uma opção?

Respostas dos parlamentares:

Antonio Brito (PTB-BA)
"Queremos manter o atual sistema de coligação. Com vários partidos, evidentemente dentro de uma mesma linha programática, mas com possibilidades de coligação. Existem algumas localidades em que você tem posições em que o partido vem construindo em conjunto com outros partidos uma mesma linha de pensamento. Se mudar a coligação, deixa de permitir que um partido ou outro deixe de se unir em cima de um programa que vem sendo constituído."

Esperidião Amin (PP-SC)
"Sou contra coligação para eleição proporcional."

Guilherme Campos (PSD-SP)
"Sou a favor de acabar totalmente com as coligações nas eleições proporcionais. Só deve ser mantida coligação nas eleições majoritárias."

Henrique Fontana (PT-RS)
"Sou contra coligações para eleições não majoritárias, mas caso exista deve haver tempo mínimo para aliança."

Júlio Delgado (PSB-MG)
"Meu partido já tem posição sobre isso é contra a coligação proporcional. É uma forma de inibir ascensão de partidos sem representatividade. Mas o ideal mesmo seria aprovar uma cláusula de barreira, que inibiria legenda de aluguel, venda de tempo de televisão."

Leonardo Gadelha (PSC-PB)
"Essa é uma opção, a melhor opção, a que tem sido chamada de federação de partidos. Porque as coligações existem por uma razão. O legislador originário pensou na coligação pela possibilidade de as minorias terem assento nos parlamentos. Se você não faz coligação, núcleos minoritários dificilmente conseguiriam ter voz nos parlamentos. É por isso que existe coligação, é por isso que coligação é importante. Mas no Brasil esse instrumento foi desvirtuado pela existência desses partidos nanicos, partidos de aluguel, que servem única e exclusivamente para engordar o tempo de televisão das candidaturas e isso a gente tem que evitar. E a gente consegue evitar adotando a federação de partidos. Em vez de ser um namorinho rápido durante a eleição, a gente obriga os partidos a se casarem e a fazerem isso em âmbito nacional. Então se o PSC se coligar com um partido “B”, terá que se coligar em todas as unidades da federação e manter aquele vínculo durante toda a legislação. O partido acha que esse é o melhor modelo."

Luciano Castro (PR-RR)
"Se for distritão, fim das coligações. Federação nacional, tem que valer para o mandato todo. Não, primeiro que o país é muito grande, não dá para fazer esse tipo de coisa."

Manuela D’Ávila (PC do B-RS)
"Somos favoráveis a coligações."

Marcelo Castro (PMDB-PI)
"PMDB é contra coligações proporcionais, a favor só das coligações nas majoritárias. Segunda questão não vale para nós porque somos contra aliança nas proporcionais."

Marcus Pestana (PSDB-MG)
"Sou contra, defendo o fim das coligações proporcionais."

Miro Teixeira (PDT-RJ)
"Sou contra as coligações. E isso ficaria resolvido com a adoção do distritão."

Rodrigo Maia (DEM-RJ)
"Sou a favor do fim das coligações proporcionais."

Sandro Alex (PPS-PR)
"Eu acho que em uma coligação majoritária você pode formar uma coalizão. Para os cargos do legislativo, eu entendo que a população não consegue reconhecer que vota em uma pessoa e elege outra. Ou ela dá o voto para um, e ele leva mais três, quatro. Eu acho que nós temos que rever o fim das coligações. Eu acho que assim como existe a lei de responsabilidade fiscal, deveria ter a lei de responsabilidade eleitoral, onde você tem um plano de governo, que é o que você está pleiteando em uma eleição. A população deveria cobrar o cumprimento disso. Também não pode se prometer em uma eleição, enganando uma população, se faz um estelionato eleitoral, promete sabendo que não pode cumprir. Qual é a responsabilização que tem hoje um agente que prometeu e não cumpriu? Se hoje os consumidores tem o direito de reclamar por algo que é anunciado e não é cumprido, será que não deveria ter isso na política também? Será que não melhoraríamos o debate?"

(*) Participaram Fabiano Costa, Felipe Néri, Lucas Salomão, Nathalia Passarinho, Renan Ramalho e Vitor Matos


Fonte:
G1
POLÍTICa

Nenhum comentário:

Postar um comentário