segunda-feira, 8 de julho de 2013

1º SEMINÁRIO LEGISLATIVO

SEMINÁRIO LEGISLATIVO REALIZADO SÁBADO EM ALEXANDRIA, SUPERA EXPECTATIVAS.
 
A LOGOS - Assessoria & Pesquisa de Gestão, realizou no último sábado em Alexandria, Alto Oeste potiguar, o 1º SEMINÁRIO LEGISLATIVO.
As palestras agradou em muito a todos os presentes. Representantes de 19 municípios do Rio Grande do Norte/Pernambuco/Paraíba e Ceará, estiveram participando do evento.
Ao todo, o SEMINÁRIO LEGISLATIVO contou com 55 inscritos.

Ao chegar ao prédio da Câmara de Vereadores de Alexandria, local do evento, os participantes fizeram um "pit stop" para abastecer as energias no cooffe brack, onde os temas que seriam abordados pelos palestrantes, foi o prato principal.

A cerimonialista do Seminário Legislativo, jornalista Gláucia Lima, deu as boas-vindas em nome da LOGOS, abrindo oficialmente o evento. O colunista e radialista Juca Bala, foi o fotógrafo do evento. Mayanne Henriques, com empenho singular, ficou responsável pela recepção aos participantes. O evento foi gravado pelo cinegrafista J. Gomes, autor do filme Inácio Garapa I e II.
Em breve, o DVD com todo o seminário, estará disponível aos interessados.


Às 09:00 horas, com a explanação do vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Rafael Godeiro, Antônio Carlos Dantas, o ciclo de palestras iniciou-se.
Carlos Dantas trouxe o tema: "TRANSPARÊNCIA NO LEGISLATIVO E AS EXIGÊNCIAS DA LEI 131/2009".
A participação dos entrevistados foi efetiva e, conforme o vereador Juscelino Jales, de Messias Targino, muito se esclareceu aqueles que dúvidas tinham.
Carlos Dantas tornou-se pioneiro na criação do Portal da Transparência nas câmaras do alto oeste potiguar. Após tomar posse, iniciou o processo de contato com empresas para então criar a página da internet, onde todos os cidadãos e interessados têm acesso as despesas e receitas do legislativo municipal de Rafael Godeiro.
Em seguida foi servido o almoço para os presentes.

No segundo expediente, o jurista de renome e ex-juiz do TRE/RN, Nilo Ferreira Pinto Júnior, apresentou o tema: "PROCESSO ELEITORAL MUNICIPAL", onde abordou todos os trâmites necessários. Desde a introdução até sua publicação. Um verdadeiro passo a passo à cerca do assunto.
O ex-vereador e uma das lideranças políticas de Água Nova, Francisco Ronaldo de Souza, disse qual sua opinião sobre a palestra de Dr. Nilo Ferreira: "Dizer que a aula que acabamos de ter, é uma palestra, é faltar com a verdade. Assistimos aqui no plenário da Câmara de Vereadores de Alexandria, uma das maiores explanações sobre processo legislativo que já presenciei na minha vida.
Dr. Nilo é de uma inteligência jurídica invejável e hoje, não tenho dúvidas em afirmar que o currículo de todos nós que aqui estamos, foi enriquecido de forma elevada. Aproveito para parabenizá-lo e agradecer por ter nos proporcionado tal aprendizado".
A interação da platéia com o palestrante, também chamou à atenção. 

Para encerrar, o ex-vereador por Serra Negra do Norte e hoje assessor especial da Casa Civil do Estado do RN, Sérgio Fernandes de Medeiros, apresentou palestra sobre o tema: "PROJETOS DE LEI QUE REVOLUCIONAM"". Dentre alguns, Serginho explicitou o Projeto de Lei que criou o Parlamento Mirim no município de Serra Negra do Norte, quando em 2011 foi a propositura em questão, inclusa entre as 8 melhores do Brasil e a única do Nordeste, sendo aplaudida no plenário do Congresso Nacional, em 18 de outubro de 2011. 
O vereador por Coronel João Pessoa, Jaciro Caboclo, disse: "Um aprendizado fundamental para um vereador. Isso é o que descreve o Seminário Legislativo que acabamos de participar".

Às 16:30 horas, iniciou-se a entrega dos certificados de participação e deu-se por encerrado mais um grande evento com a marca da LOGOS - Assessoria & Pesquisa de Gestão.
Nossos agradecimentos. inicialmente ao GRANDE HOMEM, que tudo sabe; tudo ver e tudo pode.
Aos palestrantes, que com desenvoltura ímpar, trouxeram a todos, conhecimento e esclareceram dúvidas. Três verdadeiras aulas.
Aos participantes, que de pronto atenderam nosso chamado.
A jornalista Gláucia Lima; o colunista e fotógrafo Juca Bala; Mayanne Henriques, na recepção e ao cinegrafista J. Gomes.

Ao presidente da Câmara de Vereadores de Alexandria, Raimundo Ferreira de Andrade, pela presteza em nos atender. Nosso muito obrigado.
A única baixa no Seminário Legislativo, foi a ausência de Dilson Fontes, Leléu", que por motivo que desconhecemos, não atendeu nossas ligações dias anteriores ao evento e não nos deu nenhuma justificativa. Salientar vale, que este evento havia sido adiado anteriormente, para que o mesmo fosse um dos palestrantes, que já havia alegado que na data inicial, não poderia participar, tendo em vista que estaria no estado de Rondônia. 
O próximo Seminário Legislativo Municipal, será realizado em Arêz, possivelmente na segunda quinzena de setembro. Os temas já estão definidos:
O MUNICÍPIO E A CONSTITUIÇÃO;
GESTÃO LEGISLATIVA;
ORATÓRIA E
ETIQUETA PARLAMENTAR.
Na oportunidade, o médico psiquiatra Epitácio Andrade, será homenageado.
Para maiores informações, acesse: Seminário Legislativo no facebook.
 
 
Fonte: RN POLÍTICA
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário