segunda-feira, 13 de abril de 2015

PARA O SENADOR GARIBALDI FILHO, SEM CLASSE POLÍTICA SE ENTENDER SERÁ DIFICIL AJUDAR O GOVERNO A SAIR DA CRISE ECONÔMICA

O senador e ex-governador do Rio Grande do Norte, Garibaldi Filho, até o ano passado ministro do governo Dilma Rousseff, acredita que a classe política tem de estar unida, superar divergências, para poder colaborar com a solução para a crise política que toma conta do país.
Em entrevista ao Blog Thaisa Galvão, o senador disse que a crise na economia ainda deve ser duradoura.
Sobre o governo Robinson Faria, Garibaldi diz que sua preocupação é com a situação financeira do Estado.
Thaisa Galvão – Como o senhor analisa este momento nevrálgico do Brasil?
Garibaldi Filho – O Brasil está atravessando um momento difícil como você colocou. Agora nós políticos precisamos tomar juízo, porque precisamos resolver logo a crise política para podermos ter condições de ajudar na solução da crise econômica, cujos efeitos vão perdurar por mais tempo e vão exigir de todos nós um maior esforço e até uma certa união. Acho que temos que ser conscientes disso.
Thaisa Galvão – Quando você fala em tomar juízo, quer dizer o quê?
Garibaldi Filho – Falo nessa consciência, usei a expressão popular, a classe política precisa se conscientizar que a situação econômica do país é muito grave e que nós temos que aprovar esse ajuste fiscal. Só há uma saída para o país restaurar a credibilidade perante os investidores, estrangeiros ou não, e as agências de financiamento internacionais, só faremos a restauração dessa credibilidade se demonstrarmos isso no campo político.
Thaisa Galvão – A nomeação do ex-deputado Henrique Alves acaba fazendo parte desse momento político, dessa crise do PMDB, o seu partido, com o Planalto. Quando isso acontecerá?
Garibaldi Filho – Acho que a questão da nomeação de Henrique vai ser resolvida logo porque o vice-presidente Michel Temer está à frente da articulação do governo e ele entende, não apenas por ser amigo de Henrique, mas ele entende que o PMDB precisa do deputado Henrique Eduardo Alves, não apenas no Ministério que ele vai ocupar, mas no campo também da articulação política, por isso é que eu acredito que isso vá ser apressado.
Thaisa Galvão – Chegando ao Rio Grande do Norte, o governo Robinson Faria completa 100 dias, como o senador analisa?
Garibaldi Filho – Eu só estou preocupado com a situação financeira. Que pode ser que o governo não seja tão culpado disso, mas ele precisa tomar providências, urgentemente, que não são só essas de estar recorrendo ao Fundo Previdenciário, mas apertar o cinto porque a situação não é favorável. Nem lá em cima, quando eu falo lá em cima me refiro a Brasília, ao governo federal, e aqui embaixo quem não tiver em condições, pelo menos, de financiar o seu custeio, porque o problema não é só investimento, o problema do Estado é ter condições de financiar o seu custeio. Eu estou preocupado com isso. Sou da oposição mas estou torcendo, claro, pelo melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário