sexta-feira, 7 de março de 2014

O PRONATEC: ESCOLA ESTADUAL PROF. JOAQUIM MENEZES

A qualidade da educação básica é hoje o grande desafio ligado à nossa geração. O Brasil vive um momento de desenvolvimento, que nos aponta cada vez mais na direção do pleno emprego, passando a ocupar o posto de 7º economia do mundo. Diante dessa realidade, surge a urgente necessidade de formar profissionais qualificados para atuar num mercado globalizado e cada vez mais exigente. O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego - PRONATEC, surge como resposta imediata para estas novas questões e tem por meta beneficiar 3 milhões de brasileiros com a oferta de cursos técnicos e profissionalizantes. O PRONATEC é constituído por diversas frentes de atuação, sendo primeira, a ampliação do Ensino Técnico Profissionalizante, através dos Institutos Federais. No Rio Grande do Norte, O Programa é desenvolvido em uma parceria do Governo Estadual com o Governo Federal, o IFRN, o SENAI, o SENAC e a UFRN. 
Objetivos
Expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio e de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores.
Contribuir para a melhoria da qualidade do Ensino Médio Público, por meio da Educação Profissional.
Ampliar as oportunidades educacionais dos trabalhadores por meio do incremento da formação profissional.
O Programa subdivide-se em duas modalidades: PRONATEC – FIC, cujo objetivo é a formação inicial e continuada do jovem trabalhador, por meio de cursos profissionalizantes com carga horária a partir de 160 horas-aula; e o PRONATEC – TEC, cujo objetivo é a oferta de cursos técnicos de nível médio.
Ações
Ampliação de vagas e expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica;
Incentivo à ampliação de vagas e à expansão da rede física de atendimento do Serviços Nacionais de Aprendizagem;
Oferta de Bolsa-Formação, nas modalidades:
Bolsa-Formação Estudante
Bolsa-Formação Trabalhador
Seguro-Desemprego
Inclusão Produtivo
Financiamento da Educação Profissional e Tecnológica;
Fomento à expansão da oferta de Educação Profissional e Técnica de nível médio na modalidade de educação à distância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário