sexta-feira, 24 de maio de 2013

CAUC UM PESADELO

O que é o Cauc?

cidadeCAUC é a sigla do Cadastro Único de Convênio que reúne e consolida todas as responsabilidades dos Estados e Municípios perante o Governo Federal. É alimentado por diversos órgãos diariamente e basta que haja um atraso na prestação de contas de um convenio ou no pagamento do INSS para que o município fique impedido de receber verbas federais, sejam elas a fundo perdido, ou até mesmo decorrente de operações de crédito.
O Cadastro Único de Convênio (CAUC) trabalha juntamente com o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI) e o mesmo tem a objetivo de dar transparência nas transferência voluntária de recursos da União.
Desta forma, a Constituição Federal será cumprida através deste recurso que possibilidade uma melhor verificação dos gastos dos recursos da união em referência a Lei de Responsabilidade Fiscal
Os municípios brasileiros estão despreparados para atender a tempo essas exigências, com isso, perdem valores colocados no Orçamento da União através de emendas parlamentares ou não conseguem obter empréstimos, a juros baixos, de linhas de crédito da Caixa Econômica ou do BNDES.
Seria bom o Governo do Estado ter um órgão, que desse um mínimo de suporte aos municípios do interior, porem o próprio Governo do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Alagoas, Paraiba têm pendências e o seu CAUC não está zerado. Ora, se o Governo não cuida nem do seu, como é que vai ajudar os municípios a resolverem os seus problemas?

Resumindo

O cauc possibilita mais uma manobra do Governo Federal-(PT+DILMA=LULA) uma forma de pousar de bonzinho “estou dando porem estou tomando de volta, pois você está com o nome sujo” (SERASA) tirando cada vez mais o poder dos gestores “POLITICOS” centralizando cada vez mais em suas mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário