sábado, 5 de outubro de 2013

DANILO BEZERRA É ENTREVISTADO PELO RAFAELGODEIROPOLITICA

Danilo Bezerra


Graduando em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, discente do curso de língua inglesa do Instituto Ágora, órgão ligado a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, fundador da Biblioteca Comunitária Presidente Juscelino Kubitschek, Membro da Frente Parlamentar Mista do Livro e Leitura, Membro do Conselho Estadual do Livro e da Cultura do Rio Grande do Norte. Foi representante do Estado do Rio Grande do Norte junto ao Senado Federal, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e da Secretária dos Direitos Humanos da Presidência da República, conselheiro da Secretaria de Estado de Educação e Cultura no Comitê Estadual de Políticas Públicas voltadas para a Juventude (Subsecretaria de Juventude do Rio Grande do Norte) DANILO FALA SOBRE AUDIÊNCIA PUBLICA QUE TRATA DA REABERTURA DA ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM MENEZES, DEIXA MENSAGEM AOS ESTUDANTES DE RAFAEL GODEIRO E CONFIRMA PRESENÇA NO EVENTO).  


ENTREVISTA

1º O estudante Danilo Bezerra concorda com fechamento de escolas?

Fechar escolas é o mesmo que tirar mais uma oportunidade de crescimento do aluno. Devemos observar como isso deve ser feito, pois salvo raras exceções é necessário que medidas como essa seja tomada. Mas no geral sou contra.

2º Como Danilo Bezerra avalia a educação em nosso estado?

Se analisarmos todos os setores que compõem o Governo do RN veremos que a Educação é a que tem dados os melhores passos nesta administração. Perceba que mudanças estruturais ocorreram, em muitos municípios deixaram o 'pau de arara' (o qual eu usei) para o micro-ônibus, foi implantado o SIGeduc, sistema que a UFRN usa para monitoramento das aulas em cada escola, ouve um reajuste salarial de mais de 60% para os professores, escolas foram inauguras, alunos do interior puderam ir para fora do país através de projetos de iniciação científica. A educação, como tantas outras, tem seus problemas, mas creio que ela está melhorando e muito.

3º O vereador Dayner Dantas tem encabeçado uma luta com o governo do estado na tentativa de reabrir a Escola Joaquim Menezes o que você tem a falar sobre a audiência publica em RG dia 11 próximo?

O vereador Dayner tem sido um defensor admirável de suas causas em prol de sua comunidade, o que deve ser característica de todo representante do povo. Antes de explicar a situação da escola devemos entender uma coisa: O Estado tem a responsabilidade de manter o Ensino Médio em todas os municípios e a educação ou ensino fundamental é de responsabilidade do município. A referida escola estava funcionando com uma parcela de alunos do fundamental e EJA. Creio que houve um acordo de permuta de alunos, isto é, uma troca de ensinos. Como estive estudando, o município tinha uma cota de alunos do ensino médio e cedeu para a SEEC e a SEEC cedeu para o município os alunos do fundamental. A Educação está passando por uma reestruturação e alguns casos isso está ocorrendo. No entanto, se é de vontade da população que essa medida seja revista é nobre a atitude do Vereador Dantas, pois uma audiência pública serve para que todos entendam e tome as decisões cabíveis e que atendam a vontade dos moradores.

Se querem que a Escola reabra é necessário um momento como esse e uma reestruturação do quadro de alunos dessa escola.

4º Danilo Bezerra virá para a audiência publica que tarta da reabertura da Escola estadual Joaquim Menezes?

Tentarei ir Sim, mas aponto um detalhe importante, quando convidado falei de minha posição de universitário

5º Quanto a sua presença está confirmada?
Minha vida na capital me prende muito, tenho responsabilidades imensas aqui. Trabalho, toco projetos sociais e estudo mas irei sim.

6º Se somos a 6º economia do mundo. Por que o Brasil ocupa o constrangedor 88º lugar no ranking mundial de educação medido pelo relatório de monitoramento Global da Unesco entre 164 paises ?

Boa pergunta. Se observamos, o crescimento da economia não está aliado a dos outros setores.

Historicamente a educação é a quarta prioridade de muitos dos governos que se sucederam, mostrando que ainda não houve um claro entendimento de que somente a educação pode levar o Brasil para um futuro certo.

Nesses últimos 10 anos muita coisa mudou, de fato, universidades se expandiram, escolas técnicas abriram novos pólos, houve uma política de inclusão forte e uma preocupação com uma funcionalidade técnica, com o PRONATEC. Mas o caminho está no investimento da educação de base, infantil e fundamental, onde uma estrutura será bem definida para uma educação unilateral e firme.

7º Seu nome é bem avaliado em Almino Afonso como possível candidato a vereador no futuro. O que Danilo Bezerra tem a dizer?

Bem, antes de mais nada fico surpreso com essa afirmação, não sabia que existia essa cogitação em torno do meu nome para ocupar algum cargo público em minha cidade. Mas não escondo que quero sim, um dia, ajudar ainda mais minha cidade.

De forma indireta faço isso, sempre a representando em congressos, eventos e mesas de discussão.

Mas quero realmente deixar meu nome presente em Almino Afonso por meio de minha obra social e empenho. Não vou usar isso para beneficio de imagem, quero que o povo entenda que meus propósitos são os melhores e isso não vai mudar.

8º Qual a mensagem de Danilo Bezerra aos estudantes da cidade de Rafael Godeiro?

Assim como vocês fui estudante (e ainda sou, mais de um ensino diferente) e sei que a escola é a única esperança de muitos para mudar de vida. Ninguém vai e nem pode ficar sem aulas, pois tanto Estado como Município deve garantir o acesso e referindo-se a escola fechada creio que seu destino deverá está selado entre um acordo da população e dos órgãos competentes.

Creio que após está audiência pública, que será um marco para a cidade, muita coisa será esclarecida e definida.

E vocês, estudantes, devem ouvir todas as explicações e tornarem-se atores ativos desse processo e não passivos.

Creio que a melhor solução será encontrada por vias da conciliação de todos os envolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário