segunda-feira, 14 de abril de 2014

AULA INAUGURAL DO PRONATEC/EAJ/UFRN


Na ultima quinta-feria (10) em Rafael Godeiro foi realizado um grande evento na Escola Estadual Joaquim Menezes, aconteceu a aula inaugural dos Cursos do Pronatec: Agente de Alimentação escolar, Inglês Básico, Cabeleireiro, Desenhista de Topografia, Operador de Computador e Eletricista. que serão desenvolvidos naquele município. O evento contou com a presença da Secretaria Estadual da Educação Betania Ramalho, Coordenador Geral do Pronatec professor João Inácio, Prefeito Dr. Abel Filho, Interlocutor do Pronatec/EAJ/UFRN no município vereador Dayner Dantas, diretora da 14º Dired de Umarizal Profª Maria Eunice, Diretora da Escola Estadual Prof. Joaquim Menezes Profª Josileide Paiva, Presidente da Câmara Municipal Unilson Pereira, vereador Adiel Mariano e vereadora Kaka da cidade de Patu.

A aula inaugural foi inicializada pelo interlocutor do Pronatec vereador Dayner Dantas que em nome da diretoria deu boas vindas a todos.

"O conhecimento é muito importante. Hoje estamos presenciando mais que uma vitoria para o povo rafaelense, uma verdadeira reunião de pessoas que conspiram para o bem. Quero parabenizar a todos que nos ajudarão. Hoje é um dia de comemoração para todos os que estão aqui e todos aquelas que lutaram pela vinda do PRONATEC, que já é uma conquista graças ao empenho de todos, indistintamente. Assim, como a chegada da Escola Agricula de Jundiaí, da UFRN, siglas, de renomes, com a certeza de que será uma instituição de sucesso e que irá fortalecer ainda mais a nossa cidade. Quero parabenizar a todos os envolvidos e a duas pessoas em especial, a Secretaria Estadual de Educação e Cultura, Prof. Betania Leite Ramalho e ao coordenador Geral do PRONATEC/EAJ prof. João Inácio que são conhecedores de nossa luta e entendendo a importância da escola para todos os rafaelenses, prontificou-se a garantir o respaldo necessário e, principalmente, encaminharão todos os procedimentos que permitissem a retomada das atividades destes órgãos em nossa cidade. Por isso, eu peço uma salva de palmas para os dois. E pra finalizar quero também parabenizar a Professora. Josileide Paiva pelo empenho, seriedade e dedicação que vem tendo com a escola. Seu trabalho é sempre inovador, motivacional. Tudo isso é fruto de dua dedicação e de seu talento, que com modéstia você mostra".


A diretora da 14º DIRED, Parabenizou o vereador Dayner Dantas pelo luta e que estava muito feliz por está presenciando um evento daquele porte na Escola Joaquim Menezes "Todo mundo tem direito ao conhecimento e a uma profissão, o Pronatec permite isso. Parabéns aos inscritos de Rafael Godeiro".


A gestora da escola, Profª Josileide Paiva, Josileide Paiva, agradeceu ao empenho da Secretária de Educação Betânia Ramalho para promover a reabertura da Escola Estadual Professor Joaquim Menezes e agradeceu ao Prof. João Inácio por acreditar no potencial do povo de Rafael Godeiro. “Muitos não acreditavam que o Pronatec/EAJ/UFRN fosse chegar a Rafael Godeiro, e que a Escola Estadual Professor Joaquim Menezes reabriria suas portas para a educação. Nada disso seria possível sem o empenho Professora Betânia Ramalho e do Prof. João Inácio para promover melhorias na educação do nosso povo. Parabenizamos às 30 mulheres do curso de Agente de alimentação escolar, que em sua maioria estava há mais de 15 anos fora da sala de aula, vocês são a prova de que nunca é tarde para sonhar”.


Durante a cerimônia, o Prof. João Inácio falou sobre o processo de interiorização do Pronatec/EAJ e assegurou a oferta de mais cursos em Rafael Godeiro. “A Escola Agrícola de Jundiaí atua desde 2011 ofertando cursos de qualidade através do Pronatec para que jovens e adultos possam conquistar a qualificação que precisam para entrar no mercado de trabalho ou montar o próprio negócio. Em Rafael Godeiro estamos iniciando as atividades do Pronatec/EAJ ofertando cinco cursos, a meta é ampliar os números em 2014.2 não só pelo Pronatec, como também pelo Programa Mulheres Mil”.


O Presidente da casa legislativa Unilson Pereira falou da importância dos cursos Pronatec para o município e disse que a audiência publica de autoria do vereador Dayner Dantas e aprovada por unanimidade da casa foi de fundamental importância para a reabertura da escola. 
A exma Sra. Secretaria Estadual de Educação e Cultura Dra. Betânia Ramalho, parabenizou mais uma vez o vereador Dayner Dantas por sua persistência. “Estamos passando por um momento de transformação no Brasil, o Pronatec veio para resgatar a educação profissional e fortalecer o país. Estar matriculado em uma instituição de ensino é um dever cívico. Com o apoio da Prefeitura, dos líderes comunitários e de parceiros como a EAJ/UFRN estamos promovendo a educação e a cidadania ao povo de Rafael Godeiro”.

De acordo com o Prefeito de Rafael Godeiro, Abel Belarmino Filho, é uma emoção ter a UFRN presente em Rafael Godeiro através da Escola Agrícola de Jundiaí e gostaria de parabenizar em público o vereador Dayner Leite pela iniciativa e que estava muito feliz em rever funcionários como Cici, Nazaré, Josiberto e Dino retornarem ao trabalho naquela escola que se encontrava com sua atividades paralisadas. “Assim como muitos cidadãos tive que sair da minha terra para conseguir a formação que desejava, mas hoje, graças à parceria com a Secretaria Estadual de Educação e a Escola Agrícola de Jundiaí vocês não precisam mais se deslocar para Natal e se profissionalizar. A chegada do Pronatec em Rafael Godeiro é uma excelente oportunidade para aprendizagem e qualificação das pessoas do município, Rafael Godeiro está no caminho para o desenvolvimento”. 
Na ocasião, o Coordenador geral do Pronatec Prof. João Inácio pediu um minuto de silencio...Para aquelas pessoas que não acreditavam na reabertura escola.

Veja mais fotos do evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário