segunda-feira, 2 de junho de 2014

PRONATEC/EAJ E SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO ARTICULAM PARCERIA PARA 2014.2

Com a proposta de debater a ampliação no número de vagas dos cursos profissionalizantes para jovens e adultos, a Coordenação Geral do Pronatec/Escola Agrícola de Jundiaí/UFRN participou na segunda-feira (27) de uma reunião com a Secretária Estadual de Educação, Betânia Ramalho, para definir a oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada - FIC e de Cursos Técnicos, na modalidade concomitante, nos 58 municípios de atuação do Pronatec/EAJ/UFRN. O debate contou com a presença do Prof. João Inácio, Coordenador Geral do Pronatec/EAJ; Professora Betânia Ramalho, Secretária Estadual de Educação; Professora Késia Silva, Coordenadora Adjunta dos Cursos técnicos do Pronatec/EAJ; Professora Rose Meire Macêdo, Coordenadora dos Cursos FIC do Pronatec/EAJ; Sayonara Fontes, Coordenadora pedagógica do Pronatec/EAJ e Suerda Maria Nogueira do Nascimento, Subcoordenadoria de Educação Profissional da SEEC. 
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. A Escola Agrícola de Jundiaí atua na promoção de cursos do Programa desde 2011 e tem se destacado a nível Nacional com a expansão e interiorização do Pronatec.
Durante a reunião foram apresentados pela Secretaria Estadual de Educação os maiores problemas identificados em algumas escolas da rede estadual em municípios como Natal, Macaíba e Mossoró, que enfrentam falta de professores e alto índice de evasão escolar. Para a Secretaria, a promoção de cursos profissionalizantes pelo Pronatec/EAJ atende não só a necessidade de melhorar a qualidade educacional da rede estadual, como resolve a falta de docentes, uma vez que a Escola Agrícola de Jundiaí conta com um vasto número de professores em seu quadro de funcionários. 
De acordo com a Secretária Estadual de Educação, Professora Betânia Ramalho, a oferta de cursos do Pronatec em parceria com a Escola Agrícola de Jundiaí faz parte de uma série de ações desenvolvidas pela Secretaria para o desenvolvimento da educação do Rio Grande do Norte. “Enquanto articulamos o desenvolvido do Plano Estadual de Educação, temos que solucionar os problemas urgentes da educação norteriograndense. Temos escolas com problemas de evasão de alunos, casos de violência e falta de professores, para melhorar a qualidade educacional e inovar pedagogicamente precisamos de parcerias com Instituições e a sociedade civil organizada. A UFRN tem sido uma grande parceira da SEEC, e a Escola Agrícola de Jundiaí carrega o nome da Instituição e o respaldo na promoção de cursos profissionalizantes do Pronatec. Nosso alunado só tem a ganhar com isso”. 
A parceria permitirá a oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), Cursos Técnicos, na modalidade concomitante, nos municípios de atuação do Pronatec/EAJ/UFRN, como Natal, São Gonçalo Amarante, Macaíba e Mossoró. Os cursos serão ofertados a partir do segundo semestre em áreas de desenvolvimento educacional e infraestrutura, como Auxiliar de Recursos Humanos, Agente de Informações Turísticas, Auxiliar de Contabilidade, Recepcionista, Operador de Computador, Espanhol Básico e Inglês Básico. 
Sobre o plano de atuação, a Professora Betânia Ramalho destacou que serão atendidas primeiramente as escolas com maiores problemas de evasão. “A Subcoordenadoria de Educação Profissional da SEEC está desenvolvendo um mapa identificando a estrutura, o número de alunos e cursos a serem oferecidos através da parceria com a Escola Agrícola de Jundiaí. Após a finalização, nos reuniremos com os Diretores das Escolas e apresentaremos o projeto”. 
Para o Coordenador Geral do Pronatec/EAJ, Prof. João Inácio, a parceria com a Secretaria Estadual de Educação ajudará a promover a cidadania e qualificação dos jovens do Rio Grande do Norte. “O Pronatec/EAJ está atuando em mais de 56 municípios, mudando a feição dos concluintes e promovendo o desenvolvimento dessas localidades. Com o apoio da Secretaria Estadual de Educação vamos continuar avançado e transformando o Rio Grande do Norte”. 
Além da qualificação dos alunos da rede estadual, a parceria visa à qualificação de funcionários terceirizados e servidores da Secretaria Estadual de Educação. A Coordenação Geral do Pronatec/EAJ trabalha na preparação de uma agenda para submeter à apreciação da Direção da Escola Agrícola de Jundiaí e a Reitoria da UFRN. Após a finalização deste processo, o acordo com a Secretaria Estadual de Educação será formalizado através de um termo de cooperação.

Fonte: SEEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário