segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

RIO PRETO/MT: MARCONDES TOMA POSSE E TENTA FUGIR DE POLÊMICAS

Novo presidente da Câmara de Rio Preto, Fábio Marcondes (PR), assume oficialmente amanhã
A Câmara de Rio Preto terá um novo presidente a partir desta segunda, dia 5. Fábio Marcondes (PR) toma possa em sessão marcada para às 20 horas e assumirá a função desempenhada Paulo Pauléra (PP). O vereador, que ficou marcado em outubro de 2013 por dar um tapa na cara de um manifestante na Câmara afirma que esse assunto está "superado". No entanto, ele é alvo de ação de indenização, que ainda tramita no Fórum da cidade.
Presidente, Marcondes, que é natural do Mato Grosso do Sul, onde foi filiado a PMDB e assumiu cargos na Prefeitura de Campo Grande, tentará ficar longe de polêmicas. Ele irá comandar o Legislativo justamente durante período eleitoral de 2016. Terá de lidar com possíveis mudanças na base governista de Valdomiro Lopes (PSB), o que pode ocorrer em função da eleição, e tentará manter diálogo com vereadores de oposição.
O parlamentar do PR foi eleito no dia 2 dezembro de 2014 pregando diálogo. Valdomiro deve ir à posse amanhã. Foram distribuídos mais de mil convites e só Marcondes afirma que chamou mais de 400 amigos para o evento. A posse será transmitida pela TV Câmara. O canal legislativo será um dos "xodós" do novo presidente. A meta é transformar a TV Câmara para canal aberto, com sinal digital. Mas a TV também irá abrir espaço para programas da Prefeitura. "Estamos estudando uma parceria", revelou Marcondes. A modernização da TV tem custo estimado em mais de R$ 5 milhões.
Entre os temas polêmicos que deve enfrentar está a retomada da discussão de projeto que aumenta número de vereadores na Câmara. Pauléra (PP) deve retornar à Secretaria de Serviços Gerais, fato que já foi admitido em entrevista do prefeito Valdomiro Lopes (PSB) ao Diário. A saída de Pauléra abre caminho para volta de Daniel Caldeira (PSL), que tentou aprovar aumento de cadeiras em 2014 e já afirmou que vai retomar a discussão sobre o assunto. Há pressão de partidos para que inchaço na Câmara seja aprovado e valeria a partir da eleição de 2016. "Só coloco (em votação) se o Regimento me obrigar", disse Marcondes. Numa tentativa de agradar eleitores afirma ser contra o aumento porque não pretende "remar contra a maré". Marcondes terá mandato de dois anos.
Ciente da turbulência que deve encontrar em período eleitoral, o presidente pediu abertamente ao prefeito que indicasse um líder na Câmara. Afirma que a medida permite que se dedique aos assuntos do Legislativo enquanto garante um aliado para fazer a ponte com o governo. O nome mais cotado para ser líder de Valdomiro é o de Dourival Lemes (PSD). O prefeito afirmou que a "tendência" é atender Marcondes.
Tapa
Sobre a polêmica que se envolveu quando deu um tapa em um manifestante menor de idade, do lado de fora da Câmara, ele disse que está "superado". O desentendimento ocorreu após Marcondes articular o arquivamento de um projeto de lei que declarava a Associação dos Amigos do Mananciais (Aama) de utilidade pública. No entanto, ainda há ação em que o jovem pede indenização de R$ 74 mil. Em outro caso, a Mesa Diretora da Câmara acusa manifestante de crimes. O inquérito está na polícia.
Mesa
Além de Marcondes a nova Mesa Diretora que toma posse amanhã é formada pelo vice-presidente Márcio Larranhaga (PSC), primeiro secretário César Gelsi (PSDB), segunda secretária Karina Caroline (PRB) e terceiro secretário Celso Peixão (PSB). Marcondes assume sem definir a maioria dos 17 cargos em comissão que pode nomear. Anunciou antes, o ex-comandante da PM, Azor Lopes, do PRP, como diretor-geral, a jornalista Vanessa Mauri, como diretora da TV Câmara, seu assessor Flávio Rossi de Santis na Diretoria Legislativa. Ontem, o presidente confirmou que Gelson Rasteli Júnior permanece como diretor de Finanças. Outros cargos podem ser anunciados amanhã.
'Se depender de mim, não vota mais cadeiras'
Fábio Marcondes afirmou ao Diário que se depender dele, a Câmara não vota aumento de cadeiras, um tema recorrente na Casa. Mas brecha no regimento pode permitir que proposta entre em pauta.


Fonte: Diário da Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário