
Menos de 40% das escolas públicas e privadas do Rio Grande do Norte dispõem de bibliotecas.
O índice é mínimo, se contar que o levantamento feito pelo Observatório da Educação do Rio Grande do Norte, por iniciativa do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) em parceria com o Sinduscon, reuniu escolas públicas e particulares.
A pesquisa, segundo a professora Cláudia Santa Rosa, foi feita a partir dos micro dados do censo escolar de 2012 e revela, segundo Cláudia, o desafio para se fazer cumprir a Lei Federal 12.244/10, que estabelece que todas as instituições de ensino públicas e privadas do Brasil deverão possuir biblioteca até o ano de 2020.
O relatório “Movimento Todos Pela Educação”, que acaba de ficar pronto, mostra que para o Brasil atingir essa meta, considerando apenas a rede pública, 34 bibliotecas terão que ser abertas por dia.
Segundo Cláudia, a falta de políticas públicas sinaliza atraso para o alcance dessa meta, o que, para ela, ” requer a mobilização da sociedade civil, no sentindo de exigir do poder público a garantia desse direito de cidadania”.
O relatório se encerra com recomendações para que as escolas foquem no cumprimento da lei.
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