quarta-feira, 31 de julho de 2013

Vereadores desistem de romper com prefeito

Macau: Comissionados são exonerados sem receber salários 

Pelo menos metade dos 10 vereadores de Macau, que ameaçaram romper com o prefeito Kerginaldo Pinto (PMDB), já se acomodou para os lados da Prefeitura e o rompimento foi colocado debaixo do tapete.
Até o presidente da Câmara, Oscar Paulino (PMDB), que declarou ao Blog que o rompimento estava decidido, já que o prefeito não dava explicações sobre receitas e despesas do Executivo, e que pelas contas que eles fizeram, havia sobra de 44 milhões…desistiu do rompimento.
Os 10 vereadores decidiram se afastar do prefeito depois que ele anunciou a demissão de 250 cargos comissionados.

MOMENTO REFLEXÃO

Para refletir

Se você joga fora alguma coisa que tem há muito tempo, vai precisar dela logo, logo.




 

Wilma comemora índices do IDH

Wilma comemora índices do IDH durante seu governo

A ex-governadora Wilma de Faria, que administrou o Rio Grande do Norte de 2003 a abril de 2010, recebeu com muita comemoração a divulgação ontem do Índice de Desenvolvimento Humano do RN pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, que aponta o estado em posição de destaque com relação aos demais da região Nordeste e federação. 

Através das redes sociais, se pronunciou: “Amigos, compartilho a alegria com a divulgação do Índice de Desenvolvimento Humano do RN pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento”, iniciou, informando a seguir: “Com base nos dados de agosto de 2010, ficamos em 1º do NE e 15º no País provando os reais avanços sociais e econômicos do nosso governo”. 

Wilma destacou ainda que o RN superou estados mais ricos, como: BA, PE, CE, comprovando que sua gestão eficiente promoveu melhoria incontestável na vida dos potiguares. “Essa avaliação técnica e isenta, de um órgão internacional, da ONU, o PNUD, é nossa melhor resposta contra os ataques da atual gestão!”, concluiu.


Candidatura não é do conhecimento de Walter Alves

Presidente do PMDB Jovem esclarece: candidatura não era do conhecimento de Walter Alves

Do presidente do PMDB Jovem, Gleydson Macedo, sobre o lançamento da candidatura do deputado Walter Alves a governador do Estado:

 ‏@GleydsonJPMDB15 - Só esclarecendo, não foi uma decisão do Partido não, e sim um sentimento e posicionamento da Juventude.
 ‏@GleydsonJPMDB15 - Em momento algum consultamos o deputado Walter Alves nem a cúpula do partido, e sim foi uma deliberação nossa.
 @GleydsonJPMDB15 - foi um decisão e demonstração do sentimento da nossa Juventude, sem consultar ninguém do Partido.
*
Eis a explicação do presidente do PMDB Jovem.
Mas… o lançamento de uma candidatura feita na sede oficial do partido, com presença do presidente do diretório municipal, tem ou não tem o tom de…oficial?
Até porque Hermano, que fez críticas ao atual governo, reconheceu que o deputado Walter era um bom nome para disputar o governo.
Hermano defendeu candidatura própria e elogiou nome de Walter

SERÁ?

CHAPA BATIDA? SERÁ?

O blog de Robson Pires destacou a sugestão de um aliado, para formação de chapa que tem um peemedebista na cabeça. Seria composta pelo deputado estadual Walter Alves, para governo, acompanhado na majoritária pelo presidente estadual do PR, João Maia. O senado teria a ex-governadora e atual vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria como postulante. Se tem veracidade ou n~]ao, é uma outra história. Mas que é de peso, isso é
 
 
Fonte: RN POLÍTICA

RESULTADO DA ENQUETE

Encerrada a nossa primeira enquete sobre onde deveria ser construida a nova UBS da nossa Rafael Godeiro?
 
1º SITIO RODEADOR 56%
  
2º SITIO PIRANHAS 26%
  
3º SITIO RIACHO VERDE 13%
  
4º SITIO CACIMBINHAS 4%
 

Total de votos: 46

  

terça-feira, 30 de julho de 2013

PARABÉNS RAFAEL GODEIRO (IDHM)


ONU: evolução do IDHM mostra 'progresso impressionante' do Brasil


Os dados apresentados nesta segunda-feira pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) sobre o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) mostram "melhora significativa" nos indicadores brasileiros, segundo o coordenador do sistema Nações Unidas (ONU) no Brasil e representante do Pnud no País, Jorge Chediek.
Na comparação entre os dados de 1991 e 2010, o IDHM no Brasil subiu de 0,493 para 0,727, avanço de 47,5% em duas décadas. O índice considera indicadores de longevidade, renda e educação e varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, melhor o desenvolvimento do município.
Na avaliação do representante na ONU, nos últimos 20 anos, o País registrou "progresso impressionante" na redução das desigualdades e melhoria do desenvolvimento humano. "Olhamos o Brasil como exemplo de país que tinha passivos históricos de desigualdade econômica, regional e racial. O relatório mostra que, com uma ação clara e forte compromisso da política pública, é possível atacar desigualdades históricas em pouco tempo", avaliou.
O IDHM faz parte do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013, ferramenta online de consulta do índice municipal e de mais 180 indicadores, construídos com base nos Censos de 1991, 2000 e 2010. O atlas foi produzido pelo Pnud em parceria com Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Fundação João Pinheiro.
Depois de mapear indicadores do 5.565 municípios, a próxima etapa do levantamento, segundo Chediek, será agrupar com maior nível de detalhamento dados das 14 maiores regiões metropolitanas do País. Além disso, o Pnud deverá lançar um relatório com análise qualitativa das informações - e não apenas quantitativa - com sugestões para elaboração de políticas públicas.
"Os atlas podem e devem ser usados como instrumentos para o planejamento. O documento dá dicas do que precisa ser feito. Gostaríamos que virasse um instrumento para construção de um País melhor, baseado em informações fortes", sugeriu o representante da ONU.
O ministro interino da Secretaria de Assuntos Estratégicos e presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcelo Néri, disse que o IDHM é um indicador de muita relevância para a população, por fornecer informações sobre o local onde elas vivem e por agrupar todas etapas do ciclo da vida na composição do índice. "O IDHM é só um começo. O trabalho tem pelo menos mais 770 outros indicadores que vão permitir captar e entender outras dimensões", disse, em referência a outros dados disponíveis no atlas. E Rafael Godeiro está de parabéns por ter conquistado uma ótima colocação em relação as cidades vizinhas do oeste potiguar; Ficamos a frente de cidades como Patu,Messias Targino, Lucreccia, Umarizal, Alexandria, Almino afonso, e Olho Dágua dos Borges.

Parabéns a todos que fazem uma RG cada vez melhor!

segunda-feira, 29 de julho de 2013

SENADOR JOSÉ AGRIPINO COLOCA EMENDA PARA SAÚDE DE RG

Dayner Dantas e José Agripino garantem recursos de emendas para Rafael Godeiro.

O Vereador de Rafael Godeiro Dayner Dantas (PSB) obteve importantes conquistas na viagem feita em abril a Brasília, para visitas a ministérios e gabinetes de deputados e senadores O vereador Dayner Dantas (PSB) obteve importantes conquistas na viagem feita a Brasília, em busca de recursos para o município com os deputados federias e senadores que representam o Estado do Rio Grande do Norte no Congresso Nacional. Esta é a primeira viagem a Brasília e segundo o vereador já está agendando a segunda para outubro, pleiteando recursos para os projetos para melhoria do povo Rafaelense
Em sua viajem a capital federal como parlamentar, o vereador esteve acompanhado do prefeito da cidade de Almino Afonso Lawrence Amorim, Lucidio Jacome de Frutuoso Gomes, Tales prefeito de Major Sales, Dr. Pio 1º suplente de deputado e o deputado Gustavo Fernandes. “O vereador almoçou com a deputada Sandra Rosado e Lawrence Amorim no cafezinho da câmara onde conversaram sobre as dificuldades dos seus municípios a deputada federal Sandra Rosado disse ao vereador Dayner Dantas” Vereador diga a Abel que estarei colocando emendas para Rafael Godeiro, pois sei das dificuldades em que se encontram os municípios do alto Oeste”.




O vereador Dayner Dantas fez questão de agradecer ao senador Agripino Maia pela emenda parlamentar e adiantou que o projeto contemplado com o recurso está sendo elaborado pela assessoria técnica do executivo. A ex- prefeita Ludmila Amorim me garantiu que entregaria o projeto até o dia 30-07 e que será de fundamental importância para equipar a nova UBS do município. Disse Dayner.

Agripino entendeu nosso pleito e nos atendeu com a emenda parlamentar que contempla o município com recursos no valor de 100 mil reais para a saúde do nosso município

“Quero imensamente agradecer o Senador José Agripino pela emenda, esse recurso incidirá em importantes áreas de nossa gestão, contribuindo positivamente para a melhoria da qualidade de vida de nossos cidadãos e cidadãs” ressaltou ele.
Ainda em Brasília, Dayner da Farmácia, esteve no Ministério da Previdência Social em audiência com o ministro Garibaldi Alves.
O vereador tem mantido contatos nas esferas federal e estadual, praticamente em todos os órgãos de governo, protocolando projetos e trabalhando para obter investimentos que possam continuar transformando a cidade, não só do ponto de vista da infraestrutura, como também economicamente.
 “Não tenho medido esforços para bater de porta em porta, em todos os níveis de governo, com uma gama de projetos que tenho certeza serão responsáveis por dias melhores refiro-me a água da comunidade do sitio Piranhas onde já protocolei o requerimento na secretaria de recursos hídricos e encaminhei o oficio dado o recebido ao presidente da casa Carlos lembrando que esse requerimento foi um dos meus primeiros requerimentos aprovado pela câmara municipal bem como a luta que tenho travado com o governo do estado para garantir que venha reabrir a escola Joaquim Menezes e é com essa mesma garra que garanto continuar lutando pelo povo Rafaelense após o recesso da casa para finalizar quero agradecer a Ludmila o empenho para concluir o projeto e envia ló ao FNS” concluiu ele.


Prefeito Dr. Abel Filho realiza cirúgias no hopital do município

Centro cirúrgico do Hospital de Rafael Godeiro realizar cirurgias.


Dr abel fazendo a cezariana da nora de lindalvaA Prefeitura de Rafael Godeiro vem realizando várias ações para melhor os serviços da saúde pública municipal para a que cada dia possa melhor atender a população do município. Dentre os vários avanços já registrados pela atual gestão, nesta segunda-feira 29 de julho, foi realizada cirurgias no Centro Cirúrgico do Hospital.





CONDENADOS "PREVIDÊNCIA SOCIAL"

Justiça condena mais cinco por esquema de fraudes ao INSS no RN

A Justiça Federal condenou mais cinco réus envolvidos em esquemas de fraude ao INSS, alvos da chamada operação “Via Salária”. Cristolesson Amorim Sales, Ivanildo Ferreira da Silva, Neuza Maria da Conceição, Elizabeth Maria da Silva e Sônia Maria da Costa Lima receberam penas que variam de dois a sete anos de reclusão, além do pagamento de multa.

Cristolesson Amorim era servidor da agência do INSS em Patu e, entre fevereiro de 2004 e março de 2006, utilizou certidões e documentos falsos para conceder benefícios previdenciários indevidos a Neuza Maria, Elizabeth Maria e uma terceira mulher, declarada inocente pela Justiça. As irregularidades foram cometida com auxílio de dois intermediários: Ivanildo Ferreira, envolvido em dois dos três casos, e Sônia Maria da Costa Lima, envolvida no outro.

O servidor do INSS aceitou declarações falsas para conceder duas aposentadorias especiais e um auxílio-reclusão. Um dos processos, inclusive, já havia sido indeferido e arquivado, tendo sido reaberto pelo réu, mesmo sem terem sido apresentados novos documentos. As beneficiárias ficavam apenas com uma pequena parte do pagamento retroativo, que totalizou à época quase R$ 90 mil em prejuízos à Previdência Social.

Penas

Cristolesson Amorim Sales foi considerado culpado por inserção de dados falsos em sistema deinformação (três vezes), resultando em uma pena de sete anos de reclusão (em regime semiaberto) e pagamento de 240 dias-multa. Os demais foram condenados por estelionato. Ivanildo Ferreira da Silva a três anos e quatro meses de reclusão e 214 dias-multa; Neuza Maria da Conceição a dois anos de reclusão e 97 dias-multa; Elizabeth Maria da Silva a dois anos e oito meses de reclusão e 155 dias-multa; e Sônia Maria da Costa Lima a três anos e quatro meses de reclusão e 214 dias-multa.
A sentença, porém, concedeu aos quatro últimos a substituição de cada pena privativa de liberdade por duas penas de prestação de serviços à comunidade, ainda a serem definidas. A ação penal tramita na Justiça Federal, em Mossoró, sob o número 0001299-38.2009.4.05.8401

Operação

Os condenados fazem parte do grupo de 21 envolvidos em ações fraudulentas praticadas através de requerimento de benefícios indevidos no Instituto Nacional de Seguridade Social. A lista incluiservidores do INSS, intermediários e beneficiados pelo esquema, que foram divididos em quatro grupos quando da denúncia, de autoria da Procuradoria da República no Município de Mossoró.
Outros dois envolvidos nas irregularidades, o servidor do INSS Domingos Alves Brito e o advogado César Batista de Araújo, foram condenados em abril a sete anos e a sete anos e quatro meses de reclusão, respectivamente, além de pagamento de multa.
As fraudes foram descobertas na “Operação Via Salária” (deflagrada em 2007 pela Polícia Federal, INSS e MPF). O golpe consistia em convencer cidadãos a obter indevidamente benefícios previdenciários, tais como auxílio-reclusão, pensão por morte e aposentadoria especial. Os envolvidos intermediavam o procedimento de concessão, falsificando documentos que eram aceitos como verdadeiros por alguns servidores do INSS.

ELEIÇÕES 2014

‘Lula não vai voltar porque ele não saiu’, afirma Dilma

dilma folhaO encontro da presidente Dilma Rousseff com a Folha, no Palácio do Planalto, começou tenso. “Minha querida, você tem que desligar o ar-condicionado”, dizia ela a uma assessora.
Com febre e faringite, medicada com antibiótico, corticóide e Tylenol, e com “o estômago lascado”, ela estava também rouca. Em pouco tempo, relaxou. E passou quase três horas falando sobre manifestações, inflação, PIB e a possibilidade de Lula ser candidato a presidente.
“Eu e o Lula somos indissociáveis. Então esse tipo de coisa, entre nós, não gruda, não cola. Agora, falar volta Lula e tal… Eu acho que o Lula não vai voltar porque ele não foi. Ele não saiu. Ele disse outro dia: Vou morrer fazendo política. Podem fazer o que quiser. Vou estar velhinho e fazendo política”.

 

DEPUTADO KELPS QUER EXPLICAÇÕES

Kelps Lima formaliza convocação para governo explicar situação do estado


kelps lima ALO deputado estadual Kelps Lima vai apresentar, nesta segunda-feira (29), um requerimento à Assembleia Legislativa propondo a convocação formal dos secretários de Planejamento e Administração do RN para explicar a real situação das finanças e gerenciais do Estado.
Segundo Kelps, a opinião pública tem sido bombardeada com várias informações a respeito de dados negativos que preocupam a economia e a perspectivas de futuro da sociedade e, neste momento, é essencial que haja uma explicação formal sobre o que se passa no Rio Grande do Norte.


sexta-feira, 26 de julho de 2013

MAIS UMA CONQUISTA PARA NOSSA RG

Rafael Godeiro é contemplado com Caminhão-Caçamba
Imagens Ilustrativas
O Ministério do Desenvolvimento Agrário divulgou a relação dos municípios do Rio Grande do Norte que receberão em evento previsto para agosto, em dia a ser confirmados, 114 equipamentos e veículos doados pelo Governo Federal.
São pás carregadeiras, caminhões-pipa e caminhões-caçambas que serão entregue aos municípios que decretaram estado de emergência em razão da seca e cujos decretos foram reconhecidos pelos governos estadual e federal.
Serão entregues 60 caminhões-caçamba, 18 caminhões-pipa e 36 pás carregadeiras. De acordo com listagens elaboradas pela Delegacia Federal do MDA no Rio Grande do Norte, serão beneficiados, por equipamento ou veículos, os seguintes municípios:
O Município de Rafael Godeiro foi contemplado com um Caminhão-Caçamba. O MDA já contemplou nossa RG com duas Máquinas – Motoniveladora e Retroescavadeira – ambas já se encontram na cidade servindo a toda população.

Municípios agraciados com o Caminhão – Caçamba:

Lagoa D’Anta, Lagoa de Pedras, Lagoa de Velhos, Lagoa Nova, Lagoa Salgada, Lajes, Lajes Pintadas, Lucrécia, Luís Gomes, Macaíba, Major Sales, Marcelino Vieira, Martins, Messias Targino, Monte Alegre, Monte das Gameleiras, Mossoró, Nova Cruz, Olho D’Água dos Borges, Paraná, Paraú, Parazinho, Parelhas, Passa e Fica, Patu, Pau dos Ferros, Pedra Grande, Pedra Preta, Pedro Avelino, Pendências, Poço Branco, Portalegre, Porto do Mangue, Presidente Juscelino (Serra Caiada), Rafael Fernandes, Rafael Godeiro, Riacho da Cruz, Rodolfo Fernandes, Santa Maria, Santana do Matos, Santana do Seridó, Santo Antônio, São Bento do Norte, São Bento do Trairi, São Fernando, São Francisco do Oeste, São João do Sabugi, São José de Campestre, São José do Seridó, São Miguel, São Miguel do Gostoso, São Paulo do Potengi, São Pedro, São Rafael, São Tomé, São Vicente, Senador Elói de Souza, Serra de São Bento, Serra do Mel, Serra Negra do Norte, Serrinha dos Pintos, Severiano Melo, Sítio Novo, Taboleiro Grande, Taipu, Tangará, Tenente Ananias, Tenente Laurentino Cruz, Tibau, Timbaúba dos Batistas, Touros, Triunfo Potiguar, Umarizal, Upanema, Venha-Ver, Vera Cruz, Jundiá, Montanhas e Pedro Velho.


O Blog!

Parabéns pelas conquistas. Que possam sempre fazer pela cidade e pelo povo Rafaelense.

ELEIÇÕES 2014

Em Caicó

O ministro Garibaldi Filho, mais a ex-governadora Wilma de Faria, roubam a cena na festa de Santana em Caicó.
Todos os políticos foram embora e os dois ficaram.
Uma candidatura de Garibaldi a governador tendo Wilma como senadora, já foi cogitada.
Mas em Caicó o ministro falou com todas as letras: que ninguém espere por candidatura dele em 2014.

Veja comentário do nosso amigo Gilberto Dias


PREFEITO DE OLHO D'AGUA BRENO QUEIROGA ESTÁ NA BERLINDA?

Prefeito Breno Queiroga está na berlinda. 
Corrigindo a informação passada a esse blog a audiência acontecerá no dia 01/08 e não 07/08.

Segundo informações o Prefeito da cidade de Olho D'água está enfrentando um processo na justiça e seu mandato poderá ser caçado o julgamento será no próximo dia 07 de agosto.





O blog

Iremos nos certificar dos fatos e em breve estaremos postando uma matéria com mais detalhes sobre o caso.

Um comentário:



Gilberto Dias25 de julho de 2013 05:55

Amigo a audiência de oitivas está publicada no diário da justiça para acontecer no dia 01/08 e não 07/08.
obrigado.

II SEMINÁRIO LEGISLATIVO MUNICIPAL

SEMINÁRIO LEGISLATIVO MUNICIPAL: APODI - RN.


Fonte: Mozart Maranhão/RN POLITICA

quarta-feira, 24 de julho de 2013

DO FACE DA EX PREFEITA DE RAFAEL GODEIRO

A ex-prefeita de RG demonstra seu descontentamento com a falta de estrutura do hospital regional Tarcísio Maia que fica em Mossoró
Absurdo ambulância de Rafael Godeiro presa no HRTM desde das 16 horas porque nao tem maca para paciente ficar!! Mas uma prova que o que falta e estrutura!! ‪#‎saude‬#caos
· há 2 horas próximo a Mossoró ·

PREFEITO DE OLHO D'AGUA BRENO QUEIROGA ESTÁ NA BERLINDA?

Prefeito Breno Queiroga está na berlinda

Segundo informações o Prefeito da cidade de Olho D'agua está enfrentando um processo na justiça e seu mandato poderá ser caçado o julgamento será no próximo dia 07 de agosto.

O blog

Iremos nos certificar dos fatos e em breve estaremos postando uma matéria com mais detalhes sobre o caso.

Prefeita claudia Regina X Herval Sampaio

Juiz Herval Sampaio pode voltar a julgar processos envolvendo prefeita de Mossoró

Depois de aprovar que, temporariamente, o juiz Herval Sampaio estaria impedido de julgar qualquer processo que envolvesse a prefeita de Mossoró, Cláudia Regina, enquanto não fosse julgado o processo que alegava suspeição por parte do magistrado, o mesmo TRE julgou a ação…
E considerou a exceção de suspeição levantada pela defesa de Cláudia Regina, improcedente.
Portanto, o juiz que já cassou a prefeita e julgou pela inelegibilidade da deputada Larissa Rosado, ex-candidata à prefeita de Mossoró, está apto a julgar processos envolvendo a prefeita.

Vereadores de macau estão decididos a romper

Vereadores de Macau estão deciddidos romper  com o prefeito e quer explicação sobre os gastos da Prefeitura

Os 10 vereadores da base governista, em Macau, estão decididos a romper com o prefeito Kerginaldo Pinto (PMDB), por causa da decisão do chefe do Executivo de demitir 250 cargos comissionados.
Dos 11 vereadores do município, Kerginaldo só tinha uma oposição…e agora está sob risco de ter oposição unânime na Câmara.
A decisão dos vereadores tomada ontem, foi reafirmada hoje em reunião da bancada, que passou a manhã e parte da tarde levantando números de receitas e despesas da Prefeitura de Macau.
 “Queremos que o prefeito explique porque não tem dinheiro para pagar ao pessoal”, disse o presidente da Câmara, vereador Oscar Paulino, do PMDB do prefeito.
Segundo o vereador, não há queda de receita como alega o prefeito Kerginaldo, justificando as demissões.
 “Uma vereadora perguntou o que ele ia fazer com o dinheiro e ele disse que só não era botar no bolso dele. Queremos que ele diga. Está pagando alguma dívida da administração passada?”, insinuou o presidente da Câmara, que revelou ao Blog os números levantados pelos 10 vereadores em Macau que tem uma receita que gira entre 7 e 8 milhões de reais por mês.
 Segundo Oscar Paulino, a média de FPM recebido por mês é de 1 milhão e 600 mil; de ICMS a receita gira em torno de 1 milhão e 500 mil; cerca de 1 milhão de receita própria é arrecadado mensalmente; e os royalties do petróleo, que este mês teve uma queda, e o prefeito inclusive entrou na justiça, ainda foi de 1 milhão e 400 mil
 Os vereadores ainda fizeram os cálculos e bateram os números do que foi arrecadado e gasto de janeiro até hoje, 24 de julho, e chegaram a um líquido de 44 milhões de reais, garantiu o presidente da Câmara.
 “Não há queda de receita, o que há é aumento de despesas e nós queremos que o prefeito diga onde está aplicando o dinheiro da Prefeitura”, cobrou o presidente do legislativo.
 Dos 10 vereadores que vão romper com o prefeito Kerginaldo, 5 são do PMDB do prefeito, 3 são do PR e 2 do PP.
Eles integraram as duas coligações que ajudaram a eleger o prefeito de Macau: uma formada pelo PMDB e PP e a outra pelo PR e outros partidos pequenos.

Do blog Raimundinho Duarte

Vereadora participa da Jornada Mundial da Juventude

Hoje à tarde, por volta das 14h22min, conversei (por telefone) com a querida vereadora por Lucrécia, Joilma Terezinha Araújo (PV). Ela e um grupo de jovens do nosso Oeste potiguar já estavam nas areias de Copacabana, Rio de Janeiro, para assistirem a Missa de Abertura da Jornada Mundial da Juventude.

Fonte: Raimundinho Duarte

Superavit primário

Entenda o superavit primário
Superavit primário é o quanto de receita os governos conseguem economizar. Esse dinheiro é usado para pagar os juros da dívida pública. Um exemplo desses juros é o lucro que os investidores ganham quando compram títulos do governo.
Obter o superavit primário é importante para conter o aumento da dívida pública e evitar a moratória (calote) no futuro.
A dívida pública é contraída, entre outras situações, quando o governo vende títulos para os aplicadores. Ele promete aos investidores pagar juros a mais no futuro, como acontece com qualquer outro investimento financeiro.
Se o governo não economizar, a dívida pode crescer muito e ele não tem como pagar. Isso caracterizaria o calote.
Fazer muito superavit primário não tem só esse lado bom de guardar dinheiro para pagar as dívidas. O governo realiza essa economia aumentando impostos e deixando de gastar, por exemplo, em investimentos em obras e serviços.
Isso prejudica o crescimento da economia: as empresas investem menos, contratam poucos trabalhadores ou chegam a demiti-los. Tudo isso enfraquece o desenvolvimento econômico.

Corte de R$ 10 bilhões no Orçamento

Governo anuncia corte de R$ 10 bilhões no Orçamento

O governo federal anunciou, nesta segunda-feira (22), um corte de R$ 10 bilhões nas despesas do Orçamento. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o bloqueio tem como objetivo tentar cumprir o pacto de responsabilidade fiscal proposto pela presidente Dilma Rousseff.
No total, o valor de cortes de despesas do governo soma R$ 38 bilhões. Antes deste corte de R$ 10 bilhões, o governo já havia bloqueado, em maio, R$ 28 bilhões. Assim, o Orçamento de 2013, que era de R$ 965,9 bilhões, passou para R$ 927,9 bilhões. O montante é inferior ao valor cortado nos primeiros dois anos da gestão Dilma Rousseff: R$ 50 bilhões (em 2011) e R$ 55 bilhões (em 2012).
Esse novo corte não afetará os recursos reservados para áreas consideradas prioritárias, como saúde, educação e Brasil sem Miséria, além de políticas sociais como o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e Minha Casa, Minha Vida, que também foram poupadas. 
Novo corte inclui diárias de hotel e passagens
Desse corte, R$ 5,6 bilhões são despesas obrigatórias e R$ 4,4 bilhões, despesas discricionárias.
Entre as despesas obrigatórias estão incluídos pessoal e encargos sociais (R$ 2,5 bi); subsídios e subvenções (R$ 2,5 bi); fabricação de cédulas e moedas (R$ 0,6 bi); ressarcimento desoneração INSS (R$ 4,4 bi); apoio financeiro a municípios (- R$ 1,5 bi); créditos extraordinários (- R$ 2,2 bi); e FDA/FDNE (- R$ 0,7 bi).
As despesas discricionárias incluem diárias e passagens; material de consumo; locação de imóveis; locação e aquisição de veículos, máquinas e equipamentos; serviços terceirizados (administrativos, limpeza e vigilância); energia elétrica; e serviços de tecnologia da informação. 
Segundo o governo, o bloqueio tem como objetivo tentar atingir a meta de superavit primário de 2,3% do PIB (Produto Interno Bruto), que representa a soma de todos os bens e serviços produzidos no país. 
Superavit primário é o quanto de receita o governo federal, os Estados, os municípios e as empresas estatais conseguem economizar, após o pagamento de suas despesas, sem considerar os gastos com os juros da dívida.

terça-feira, 23 de julho de 2013

FPM EM QUEDA FAZ PREFEITO DEMITIR FUNCIONARIOS

Prefeito de Macau “passa a caneta” e exonera 250 cargos comissionados
  
O prefeito de Macau, Kerginaldo Pinto, em reunião na tarde desta segunda-feira, 22, “passou a caneta ” e exonerou 250 servidores públicos que ocupavam cargos em comissão no município

De acordo com o gestor municipal, a medida se fez necessário devido as quedas frequentes de receita – FPM e ICMS que tem previsão de recuperação só lá para novembro, a solução foi demitir.

Precatórios dos municípios

TRT-RN negocia pagamento de precatórios e RPVs com prefeitos

Presidente José Rêgo Júnior empossou a Juíza Daniela LustozaA juíza Jólia Lucena da Rocha Melo presidiu, nesta segunda-feira (22), audiências de conciliação sobre pagamentos de precatórios e Requisições de Pequeno Valor (RPV) com os prefeitos de São Tomé e Caiçara do Rio do Vento.
Gutemberg Pereira Rocha, prefeito de São Tomé, negociou uma dívida dos precatórios de seu município, relativa aos anos de 2012 e 2013, no valor de R$ 628.750,00.
As primeiras parcelas serão pagas no valor de R$ 5.125 reais, entre agosto deste ano e maio de 2014. A partir de junho do próximo ano, a parcela paga pelo município, até setembro de 2016, será de R$ 20.625,00.
Já a prefeita de Caiçara do Rio do Vento, Ceiça Lisboa, negociou o pagamento de Requisições de Pequeno Valor (RPVs) na ordem de R$ 90 mil.
Pelo acordo firmado com a juíza Jólia Lucena, esse valor será pago em 10 parcelas de R$ 9 mil, a partir do próximo mês.
O prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro, que também participou das audiências, não fechou acordo com o tribunal.
A juíza Jólia Lucena designou uma nova audiência para o próximo dia 30 de julho, quando será discutido o pagamento da dívida relativa a precatórios inscritos nos orçamentos de 2011, 2012 e 2013, no valor total de R$ 4.289.000,00.
Os prefeitos de Marcelo Vieira e de Santana do Matos, que também tinha audiência marcada no Tribunal, não compareceram.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Vereador Júlio Protásio

Líder do prefeito na Câmara, vereador Júlio Protásio cobra à Prefeitura a reabertura de posto do Jiqui

Líder do prefeito Carlos Eduardo na Câmara, o vereador Júlio Protásio não achou a menor graça no fechamento do posto de Saúde, pela Secretaria Municipal de Saúde, do Conjunto Jiqui.
Base eleitoral de Júlio, o bairro ficou desassistido e foi cobrar do vereador, que fez campanha para o atual prefeito.
Hoje às 19 horas, o vereador promove audiência pública na Escola Municipal Carlos Belo Moreno, no Conjunto Jiqui, e já confirmou à população a presença do secretário de Saúde, Cipriano Maia.
Também estão confirmadas as presenças a diretora do Distrito Sul, Lúcia Rêgo; a presidente do Conselho Comunitário do Jiqui, Vera Lúcia, além de moradores do conjunto e usuários do posto de saúde.
“Precisamos ter um posicionamento mais concreto da Secretaria e cobrar soluções diante do fechamento dessa unidade de grande importância. A saúde não pode parar!”, reclamou o vereador Júlio Protásio.

JULGAMENTO DOS ROYALTIES.

MUNICÍPIOS PEDEM RAPIDEZ NO JULGAMENTO DOS ROYALTIES.

Em março, a ministra do STF Cármen Lúcia suspendeu a eficácia da derrubada dos vetos presidenciais à lei prevendo uma nova distribuição dos lucros do petróleo. Caso não tem previsão de ir a plenário.
A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) apresentou uma moção pedindo rapidez do julgamento das quatro ações diretas de inconstitucionalidade contra a redação da Lei dos Royalties após a derrubada dos vetos da presidenta Dilma Rousseff. Em março, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia suspendeu a eficácia da lei por entender que o caso é complexo e de difícil reversão. Não há previsão de quando o julgamento em plenário deve ocorrer.
De acordo com a CNM, que faz parte da ação como “amiga da causa”, a moção foi protocolada na sexta-feira (19). Como o Judiciário está em recesso até 30 de julho, o caso não não vai andar até lá. Somente quando retornar aos trabalhos é que Cármen Lúcia deve tomar uma decisão. A entidade que representa boa parte dos pequenos e médios municípios brasileiros acredita existir prejuízo para cidades e estados não produtores de petróleo com a continuidade da suspensão da Lei dos Royalties.
No documento, a CNM informa que no último mês os royalties com origem na exploração do petróleo no mar renderam R$ 1,03 bilhão. Deste valor, somente R$ 90 milhões foi dividido entre as prefeituras. “Caso não houvesse a suspensão dos artigos em caráter liminar, o montante distribuído a todos os Entes da Federação, através dos critérios dosFundos Constitucionais, seria de R$ 440,2 milhões”, diz a moção, assinada pelo presidente da entidade, Paulo Ziulkoski.
“Nesse sentido, tendo em vista que o prejuízo para os Entes chamados ‘não-confrontantes’ apenas nos royalties distribuídos no mês de junho é de R$ 350 milhões, impõe-se o imediato julgamento da liminar como medida de inteira Justiça”, afirmou Ziulkoski. Com a decisão de Cármen Lúcia, fica suspenso o modelo de partilha aprovado pela Câmara em novembro e depois vetado pela presidenta Dilma Rousseff.
Na madrugada de 7 de março, deputados e senadores rejeitaram o veto presidencial. Uma semana depois, o Palácio do Planalto anunciou que a presidenta iria promulgar a nova redação da lei. No dia seguinte, governadores de três estados – Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo – e a Assembleia Legislativa do Rio contestaram a norma no STF. Enquanto o mérito das ações não for julgado, a liminar continuará valendo e os repasses congelados.

Fonte: Mário Coelho

ELEIÇÕES 2014

Bases do PSB fecham apoio à candidatura de Eduardo
20130722051157_cv_PSDpn4212i_gde,jpg
Os cerca de 200 militantes e líderes partidários que participaram do Seminário dos Segmentos Organizados do PSB, encerrado no fim de semana em Brasília, no Hotel Nacional, divulgaram um documento final em que tornam público que as bases do partido querem o presidente Nacional do PSB, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, como candidato à Presidência da República.

“A voz das ruas aponta para o esgotamento de um projeto falido, em que as práticas políticas do Estado se encerram pela total falta de credibilidade de uma velha política, que precisa ser enterrada de vez”, diz a nota. “Nós temos uma alternativa a oferecer que é a candidatura à Presidência da República do nosso líder, o presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro, Eduardo Campos”.


ELEIÇÕES 2014

Robinson Faria pede a Wilma para declarar que não é candidata ao Governo
imagesO vice-governador Robinson Faria, assumidamente candidato a governador do Estado, tem demonstrado preocupação com as caminhadas interioranas da vice-prefeita de Natal Wilma de Faria, que assume ser candidata a Câmara dos Deputados, mas, na prática, comporta-se como postulante a enfrentar a disputa do Executivo estadual.
Na última conversa entre os dois políticos, Robinson demonstrou a Wilma preocupação com esses “boatos” de que ela é candidata a governadora e pediu para a vice-prefeita cessar as caminhadas. E ainda pediu mais: que ela faça uma declaração à imprensa negando que deseja disputar o Governo.
Dos dois pedidos o vice-governador recebeu o silêncio como resposta. A disposição de Wilma de Faria é continuar “caminhando” e “deixando a vida levar”.

Fonte: Anna Ruth

sábado, 20 de julho de 2013

Parabéns, Prefeito Dr. Abel Filho!

O Blog Rafael Godeiro Política parabeniza o prefeito Dr. Abel Filho pelo aniversário.
Foto: Desejo um feliz aniversário ao meu querido irmão Dr. Abel Filho (prefeito de Rafael Godeiro ). Que Deus continue lhe abençoando e proporcionando mais vitórias. Abraços da mana Verônica Amorim.
Todo mundo tenta, mas só Abel é penta!

“O Rafael Godeiro Política congratula-se com o prefeito de Rafael godeiro (RN) Abel Belarmino de Amorim Filho, pelo transcurso do seu aniversário, neste sábado, dia 20 de julho. Nesta data, prestamos nossas homenagens a esse homem público que com competência, honradez e zelo com a coisa pública administra com transparência e correção a Prefeitura Municipal de Rafael Godeiro, pela quarta vez.
“ Sempre honrando o povo Rafaelense desde que passou a fazer parte do contexto político da nossa RG (era Nilson, o teimoso), Dr. Abel é um dos mais qualificados quadros da cidade de Rafael Godeiro. “Com suas qualidades, Abel se notabiliza pelos seus valores democráticos e encarna os sentimentos de renovação e aguerrida formação política”.
Queremos finalizar a mensagem com uma reflexão sobre o momento atual da política brasileira, “Nós que fazemos o Blog parabenizamos Dr. Abel Filho e se irmanamos aos Rafaelenses, nesta data festiva de muita reflexão, neste momento em que a política busca a renovação dos seus métodos e de suas práticas. 
Parabéns, Prefeito Dr. Abel Filho!”.